Endpoint Protection

 View Only

Finja Até que Seja Verdade: Serviço de Retweets Pagos Abordam Músicos 

May 27, 2014 12:21 PM

image1_24.png

A Symantec descobriu um serviço de retweets pagos que aborda aspirantes a artista, empresários e bandas no Twitter com a promessa de retweets de usuários reais. Estes golpistas cobram 50 centavos de dólar das vítimas para cada “pessoa” que contratam para retuitar cada tweet por 30 dias. Apesar de alegarem que cada conta é operada por uma pessoa real, o serviço consiste em pouco mais que contas automatizadas, também conhecidas como spam bots do Twitter.

image2_14.png

Figura 1. Oferta de serviço de retweet para empresários de artistas

Como era de se esperar, os números definem a popularidade nas redes sociais – do número de “curtidas” no Facebook ao de seguidores e retweets no Twitter. Retweets são uma maneira de atingir um público maior. No caso de artistas novatos, quanto mais olhos e ouvidos seu conteúdo alcançar, maior a oportunidade de angariar seguidores, que é a razão pela qual os argumentos de marketing feitos por este grupo são comprovadamente eficazes.

Divulgação de um serviço pago de retweets

As pessoas que operam este serviço se divulgam por meio de uma ampla rede de contas de spam. Estas contas retuítam um tweet aleatório do alvo. Então, enviam tweets automatizados para o alvo usando uma mensagem automática.

Este tweet automatizado geralmente alega que uma equipe de “pessoas reais” irá retuitar cada um de seus tweets. Este tweet traz um link para um corretor de retweets. Alguns exemplos incluem:

  • "@Usuário vejo que você está se destacando. Talvez meu time de mais de 100 garotas possa ajudar, retuitando cada um dos seus tweets. Fale com @[CORRETOR DE RETWEETS]"
  • “@Usuário Minhas meninas te deram RT. Se precisar de um time de pessoas reais para dar RT em cada um dos seus tweets, fale com @[CORRETOR DE RETWEETS] para + informações.”
  • "@Usuário Você pode ganhar a atenção de quem quiser se falar com o público e receber mais de 200 RTs. Fale com @[CORRETOR DE RETWEETS] para + informações.”

Ao contrário de contas de spam, as contas de corretores de retweets são operadas por pessoas reais, que conversam com os usuários por meio de tweets públicos e mensagens diretas para convencer o alvo e fechar negócio.

 

image3_13.png

 

Figura 2. Troca de Tweets no Twitter entre um spam bot, o alvo escolhido e o corretor de retweets.

Se o alvo escolhido responder ao tweet da conta de spam, o corretor de retweets intervém, enviando uma resposta como “veja o link na minha bio para conseguir mais retweets”. Direcionar o alvo para o perfil do corretor é uma tática de preservação que garante que as contas não sejam automaticamente marcadas como spam.

Nossa pesquisa descobriu diversos sites que pertencem a estes indivíduos. Cada site é utilizado para promover o serviço e enfatiza o fato de oferecem retweets do que chamam de “membros reais da equipe” e não spam bots.

image4_7.png

Figure 3. Imagem promocional do marketing de um site

Na tentativa de explicar como o serviço funciona, um site declara: “Toda conta tem seguidores reais, ao contrário de outras empresas que oferecem retweets via contas com seguidores falsos, o que torna aqueles RTs inúteis”. Isso é uma verdade parcial – muitas das contas de spam têm seguidores reais. Os sites também alegam que muitas grandes marcas, de varejistas a gravadoras, utilizam seus serviços para promoção.

Nós sempre reforçamos a ideia de que, “se parece bom demais para ser verdade, é mesmo”. Naturalmente, alguns dos usuários escolhidos como alvo no Twitter não caíram na abordagem inicial. Alguns pediram um período de experiência grátis para comprovar a legitimidade do serviço. Foi pedido, então, que estes usuários tuitassem algo usando uma hashtag, que receberia uma série de retweets.#dreamteampromo, por exemplo, foi uma das hashtags utilizadas.

 

image5_5.png

Figura 4.  Tweet promocional recebe mais de 500 RTs falsos

 

Para destacar a força de seu serviço, estes tweets receberiam em média mais de 100 retweets, enquanto alguns receberiam mais de 500 retweets. Como era de se esperar, este teste ajudou a transformar alguns usuários em clientes pagantes.

Pagar para receber retweets

Todos os sites promocionais que descobrimos tinham uma calculadora que alegava que cada retweet vale US$0,50. Os sites não explicam os detalhes de como o custo se aplica ao serviço. Felizmente, encontramos um tweet de um dos corretores de retweets que esclarece isso.

image6_2.png

Figura 5. Detalhamento do custo do serviço por retweet pago

A declaração acima não é um erro – os usuários que se inscrevem neste serviço estão pagando US$0,50 por pessoa para retuitar cada tweet que escreve, não por RT.

Claramente, nenhuma pessoa real trabalharia tanto por uma tarifa tão baixa. A única parte real deste serviço é o dinheiro que recebe. Mas é mesmo lucrativo? Conseguimos confirmar que as pessoas envolvidas vêm recebendo entre $200 e $1.000 por mês. Os usuários que se inscrevem no serviço geralmente fazem isso no nível mínimo, pagando entre $5-10 por mês, ainda que alguns optem por pagar até $50 por mês.

Meninas bonitas vendem RTs

Não é nenhuma surpresa que cada uma das contas de corretores de retweet e spam que encontramos utiliza imagens de mulheres bonitas e atraentes na foto do perfil, porque divulgar um serviço usando esses avatares funciona.

A maior parte das contas de spam usa bios de usuários reais do Twitter que geralmente não parecem combinar. Algumas dessas contas têm nomes de usuário estranhos, como @qaguqiganiva e @helywibyhify.

Como se isso não bastasse, todas estas contas são repletas de retweets ou ofertas aos alvos escolhidos. Ao contrário do que declaram em seus materiais de marketing, este serviço claramente não utiliza “pessoas reais” e viola muitas das regras do Twitter.

O Twitter respondeu prontamente, removendo as contas de spam conhecidas encontradas pela Symantec e desde então encontrou e apagou mais contas com base nas informações que fornecemos.

Uso de software para automatizar seu serviço

Enquanto rastreávamos esta atividade, descobrimos que as pessoas por trás deste golpe sem querer revelaram a ferramenta que utilizam para operar o serviço.

 

image7_2.png

 

Figura 6. Contas de spam mal configuradas revelam o software de automação

Uma série de contas de spam estava mal configurada e acidentalmente tuitou o caminho de arquivo (file path) usado para automatizar os tweets automáticos enviados para seus alvos. O caminho do arquivo revela que uma ferramenta chamada “Tweet Demon” é usada na campanha.

O Tweet Demon (também conhecido como Twitter Marketing Robot) é um programa disponível para venda em vários fóruns de otimização de ferramenta de busca. Ele oferece aos usuários uma série de ferramentas de automatização, incluindo um criador de contas em massa, resposta automática, e módulos de “ataques” de retweet. Todos estes recursos explicam os detalhes que faltavam sobre como esse serviço de retweets funciona.

Fã de verdade se conquista, não se compra

Para estes aspirantes a artista, empresários e bandas que pagaram pelo serviço ou que estão pensando em se inscrever em um serviço assim, entendam que vão receber exatamente aquilo pelo que pagaram. Vocês não estão pagando por membros de uma equipe, mas por uma rede de spam bots ao custo de $0,50 por conta, por mês. Sem dúvida é difícil ser um artista nos dias de hoje, mas pagar por seguidores ou retweets falsos não vai trazer um engajamento real.

Os usuários do Twitter devem ser cautelosos com tweets que ofereçam um serviço pago de retweets. Se encontrar esses spam bots, por favor, denunciem ao Twitter.

Statistics
0 Favorited
0 Views
0 Files
0 Shares
0 Downloads

Tags and Keywords

Related Entries and Links

No Related Resource entered.