Video Screencast Help
Security Response

Os fraudadores e golpistas digitais iniciam suas campanhas para a Copa do Mundo da FIFA 2014

Created: 03 Feb 2014 20:56:12 GMT • Updated: 03 Feb 2014 21:15:26 GMT • Translations available: English, 日本語, Español
Christopher Mendes's picture
0 0 Votes
Login to vote

Com aproximidade da Copa do Mundo da FIFA 2014 é natural que muitas campanhas de marketing e promoções relacionadas a este evento global sejam veiculadas para aproveitar o entusiamo deste momento. Porém, entre todos os e-mails e mensagens legítimas, muitos golpes online também já comecaram a ocorrer, com promessas de entradas grátis para os jogos e até um carro ao vencedor de um sorteio.

Os fraudadores e golpistas digitais já iniciam seus ataques e exploram o tema ligado à Copa do Mundo da FIFA no Brasil. As ramificações para o usuário ser uma vítima pode ter consequências de longo alcance. Não só o internauta pode ter sua conta bancária esvaziada pelos fraudadores, mas também infectar seu computador com ameaças, como malware. O que poderia acontecer, por exemplo, após a instalação dessa ameaça é o golpista roubar dados e informações pessoais do proprietário da máquina por meio do download de um Trojan, ou comprometer o computador e torná-lo parte de um Botnet.

A Symantec identificou vários emails maliciosos sobre a Copa do Mundo da FIFA. Na primeira amostra o golpe contém um link para um malware.

World Cup 2014 1 edit.png

Figura 1 – E-mail contendo malware relacionado à Copa do Mundo FIFA 2014

Após o clique, o usuário é direcionado a uma URL maliciosa, que faz o download do eTicket.rar (que abriga o eTicket.exe - Figura 2). Ao ser executado, o arquivo desencadeia o trojan Infostealer.Bancos, que instala o thanks.exe no diretório /Programas/Startup. 

Este arquivo, que irá tentar escapar de medidas de segurança, rouba informações financeiras e confidenciais, registra os dados colhidos e os envia para um criminoso remoto. Também foi descoberto que o malware foi personalizado para atingir instituições financeiras brasileiras.

World Cup 2014 2 edit.png

Figura 2 – Imagem da tela após clicar no hiperlink com malware

Outro exemplo de ataque é uma suposta fraude que utiliza a marca CIELO como chamariz para uma promoção falsa, que leva a uma página de phishing.

World Cup 2014 3 edit_0.png

Figura 3 – Email de phishing relacionado à Copa do Mundo FIFA 2014

Ao clicar no botão da promoção, a página de phishing

 http://conteudo.casavilaverde.com/logs/copa2014/index.php?%email% é redirecionada para <http://cielobrasil2014l.fulba.com/copa,fuleco.dll/BR.FIFA=2,0,1,4/f&ulec0&id/sele,ca.o&id=br/home.html> e solicita o nome, data de nascimento e CPF do usuário.

World Cup 2014 4 edit.png

Figura 4 – A URL abre uma página da web falsa solicitando dados pessoais

Após fornecer essas informações, uma nova página (Figura 5) é aberta, que solicita os dados bancários do usuário.

World Cup 2014 5.png

Figura 5 – URL solicita os dados de serviços bancários

Em uma análise mais aprofundada, a Symantec descobriu que o domínio conteúdo.casavilaverde.com foi hackeado e abre como na Figura 6.

World Cup 2014 6 edit.png

Figura 6 – Domínio da URL hackeado

Há, também, um golpe nigeriano, que traz um anexo que parece estar relacionado a um sorteio patrocinado por grandes marcas (Figura 7). Para parecer legítimo, esse e-mail contém um aviso, mas, por não conter imagens ou URLs e por ter apenas um documento do Word anexo, esse golpe parece ser mais simples do que os demais.

World Cup 2014 7.png

Figura 7 – Exemplo de golpe nigeriano relacionado à Copa do Mundo FIFA 2014

Eventos globais desse porte podem ser muito lucrativos para os golpistas devido ao aumento do número de interessados no assunto. Até a Copa do Mundo, diversas tentativas para atrair usuários e adquirir informações sensíveis e confidenciais irão ocorrer. Os e-mails de Spam, por exemplo, pode ser personalizados para diferentes países e regiões. Para evitar ser vítima desses golpes, a Symantec aponta as seguintes práticas de segurança online:

  • Não compartilhe informações pessoais e confidenciais.
  • Esteja atento ao clicar em qualquer link suspeito ou responder a qualquer oferta, especialmente as que parecem muito atrativas.
  • Certifique-se de usar fontes autorizadas para fazer transações e procurar dados relacionados à Copa do Mundo.
  • Utilize software de segurança original e atualizado em seus equipamentos conectados à Internet, como o  Norton Internet Security.