Video Screencast Help
Security Response

Spam com Papa como tema levam a Malware

Created: 27 Mar 2013 15:50:26 GMT • Translations available: English, 日本語
Samir_Patil's picture
0 0 Votes
Login to vote

Com a renúncia de Bento XVI e da eleição do novo pontífice da Igreja Católica, Francisco I, nas últimas semanas o Vaticano tem aparecido nos principais noticiários. O interesse gerado por este tema tem chamado atenção dos spammers, que aproveitam o momento para espalhar malware na web.

O Symantec Security Response tem observado que atacantes estão distribuindo spams que direcionam os usuários a um site que hospeda o ‘Kit Exploit Blackhole’. A boa notícia é que a Symantec já oferece proteção para esta ameaça.

A mensagem maliciosa afirma ser de um canal de notícias bem conhecido. As seguintes linhas de assunto são usadas ​​neste ataque:

  • Assunto: Opinião: O novo Papa Bento pode ser processado por casos de abuso sexual? - [REMOVIDO]
  • Assunto: Opinião: Novo papa e autoridades do Vaticano processados por suposto abuso sexual! - [REMOVIDO]
  • Assunto: Opinião: Novo Papa processado por não usar cinto de segurança no Papamóvel ... - [REMOVIDO]

Os domínios utilizados no e-mail foram recentemente registados. Ao clicar no link da mensagem, o usuário é direcionado para um site malicioso que hospeda o malware. A imagem seguinte é uma captura de tela do e-mail malicioso (em inglês):

Abusar da popularidade de uma agência de notícias conhecida aumenta as chances de um ataque bem sucedido. No entanto, a Symantec oferece proteção multinível adequada contra essa ameaça. As recomendações dos especialistas da companhia são não abrir e-mails não solicitados e manter o software de segurança atualizado, a fim de manter-se protegido contra as ameaças on-line.