Posted: 3 Min ReadPortuguês
Original Post: English

O Relatório de Ameaças à Segurança na Nuvem da Symantec aponta os reais riscos da nuvem

Quais são os verdadeiros desafios de segurança na nuvem que sua empresa enfrenta, e como você pode lidar com eles? Leia mais

Por anos, a nuvem vem mudando a maneira como as empresas trabalham, mas chegamos a um ponto em que a nuvem não apenas ajuda nos negócios. Hoje, a nuvem é o próprio negócio. Simplificando, é a forma como realizamos coisas, e
essa transformação ajudou empresas.

Porém, também traz consigo um sério conjunto de desafios de segurança cibernética, incluindo a falta de visibilidade da infraestrutura corporativa, a dificuldade de proteger ambientes de TI complexos e heterogêneos e um número crescente de superfícies de ataque.

Quais são os verdadeiros desafios de segurança na nuvem que sua empresa enfrenta, e como você pode lidar com eles? O melhor lugar para uma análise detalhada é o Relatório de Ameaças à Segurança na Nuvem 2019 da Symantec. E, para obter soluções, recorra à segurança de nuvem Zero Trust da Symantec. Eu discutirei ambos neste post do blog.

Perigos relacionados à nuvem

Para o Relatório de Ameaças à Segurança na Nuvem, a Symantec entrevistou 1.250 formadores de opinião de segurança em todo o mundo para entender o cenário de segurança em nuvem, o uso de TI invisível e de dados invisíveis e para avaliar a maturidade das práticas de segurança à medida que as empresas migram para a nuvem.  

Descobrimos que a complexidade na maneira como a nuvem é usada cria sérios problemas de visibilidade para a TI. O rastreamento dessas cargas de trabalho na nuvem é um problema universalmente reconhecido. Noventa e três por cento dos entrevistados da pesquisa relatam que têm problemas em manter o controle sobre todas as suas cargas de trabalho na nuvem, e o problema continuará crescendo rapidamente.

A maioria das organizações de TI e SecOps está subestimando o volume de uso da nuvem e sua taxa de crescimento.Segundo a pesquisa, uma organização média acredita que seus funcionários estão usando 452 aplicativos na nuvem. No entanto, de acordo com os dados da própria Symantec, o número real de aplicativos de TI invisível em uso por organização é quase quatro vezes maior, 1.807. A pesquisa descobriu que a implantação de aplicativos na nuvem aumentou 16% nos últimos 12 meses e deverá crescer 22% no próximo ano. Dada a considerável subestimção dos aplicativos em uso, juntamente com a rápida taxa de crescimento, as organizações enfrentam um desafio crescente para proteger sua migração para a nuvem.

Aplicativos não são o único problema. Com a nuvem, é mais fácil as empresas perderem o controle de seus dados. O compartilhamento excessivo de arquivos em nuvem contendo dados confidenciais e relacionados à conformidade foi citado como um problema por 93% dos entrevistados. Além disso, de acordo com a pesquisa, os entrevistados estão qualificando os riscos associados às contas comprometidas em 8 vezes menos do que a realidade.

A pesquisa também descobriu que as empresas não são capazes de adaptar sua segurança ao crescente uso da nuvem. Mais da metade dos entrevistados (54%) dizem que a segurança na nuvem de sua organização não conseguiu acompanhar a expansão do uso de novos aplicativos. 

Devido à imaturidade das organizações quanto à segurança na nuvem, as empresas frequentemente subestimam a dimensão e a complexidade dos ataques. A pesquisa descobriu que os ataques DDOS e as injeções de malware na nuvem são os dois incidentes de segurança na nuvem mais investigados. E enquanto eles lutam para impedir violações de dados, os dados internos da Symantec também indicam que as ameaças de acesso não autorizado são responsáveis pela maior parte desses incidentes (64%). Isso mostra que a cultura de segurança e o comportamento das organizações estão se adaptando para acompanhar a migração para a nuvem. De fato, os dados internos da Symantec mostram que 85% das empresas não estão usando as práticas recomendadas de segurança na nuvem, conforme descrito pelo Center for Internet Security.

Saiba mais agora
Saiba mais agora

O que fazer a seguir

A nuvem é o centro da TI e, cada vez mais, a base da segurança cibernética. Entender como os vetores de ameaça estão mudando na nuvem é fundamental para realizar as atualizações necessárias em seu programa e na estratégia de segurança.O Relatório de Ameaças à Segurança na Nuvem da Symantec esclarece como proteger a organização virtual digitalmente transformada hoje e no futuro. Confira o relatório aqui. Para consultar uma abordagem mais profunda, registre-se para o webcast que apresentarei em 25 de julho com Jim Reavis, cofundador e CEO da Cloud Security Alliance.

Registre-se para o webinar em Português aqui.

About the Author

Kevin Haley

Director of Product Management for Symantec Security Response

Kevin Haley is Director of Product Management for Symantec Security Response where he is responsible for ensuring the security content gathered from Symantec’s Global Intelligence Network is actionable for its customers.