Endpoint Protection

 View Only

Esteja preparado: Não caia nas Armadilhas Online Durante a Copa do Mundo  

Jun 09, 2014 01:49 PM

A poucos dias da Copa do Mundo da FIFA, os golpistas iniciaram seus esforços para atacar os fãs do evento internacional de futebol. A Symantec alerta para ameaças virtuais que podem usar chamarizes como ingressos gratuitos, notícias inéditas do evento e streaming online para disseminar golpes. A companhia já identificou diversas ações de criminosos virtuais que enviam conteúdos contaminados por e-mail e redes sociais.

O ataque mais comum encontrado envolve o oferecimento de supostos ingressos gratuitos para assistir às partidas do mundial. Os cibercriminosos sabem que este é um presente dos sonhos para qualquer apaixonado por futebol e circulam e-mails que prometem o prêmio. A Symantec identificou que os e-mails com essa mensagem apresentam um arquivo malicioso que, quando executado, permite a invasão ao computador de forma remota.

Fifa World Cup 1.png

Figura 1. Golpe por e-mail que oferece ingressos grátis para a Copa do Mundo 2014 no Brasil.

Outra artimanha identificada pela companhia são notícias inéditas sobre as equipes e os jogadores presentes na Copa do Mundo. No momento, existem e-mails em circulação sobre o atleta Neymar da Silva Santos Júnior, um dos astros da seleção brasileira de futebol. Este conteúdo apresenta um documento malicioso em Word e explora uma vulnerabilidade dentro do programa. Em paralelo, a estrela argentina Lionel Messi também é usada como isca por golpistas e atacam vítimas por meio do e-mail e redes sociais.

Fifa World Cup 2.png

Figura 2. Golpe por e-mail com anexo malicioso que alvejam os fãs do jogador brasileiro Neymar.

 

Streaming online gratuito das partidas da Copa do Mundo

Como já observamos no passado, assim que a Copa do Mundo começar, haverá golpes em circulação nas redes sociais que oferecem transmissão gratuita e em tempo real de diversas partidas. Este artifício pode solicitar que o internauta preencha uma pesquisa ou baixe um software antes de desbloquear o acesso ao streaming ao vivo. Porém, na verdade, é uma forma de instalar um vírus que rouba informações pessoais e financeiras dos usuários. O objetivo é obter algum tipo de lucro financeiro.

Para os usuários evitarem comportamento vulnerável durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, a Symantec oferece as seguintes dicas:

  1. Desconfie de ofertas boas demais: Se receber um e-mail ou link em uma rede social que ofereça ingressos gratuitos para jogos, não acredite facilmente;
  2. Acesse apenas sites confiáveis: Para saber o que está acontecendo com os times e jogadores visite apenas portais oficiais de notícias e evite fontes desconhecidas;
  3. Assista jogos online de forma segura: Verifique com os provedores locais de serviços para saber onde e quando você poderá assistir partidas através da Web;
  4. Mantenha o sistema operacional atualizado: Certifique-se de ter aplicado todos os patches e atualizações de segurança mais recentes para o seu equipamento conectado à Internet;
  5. Aumente a segurança dos dispositivos: Instale e atualize constantemente soluções de proteção como o Norton Internet Security.

Statistics
0 Favorited
0 Views
0 Files
0 Shares
0 Downloads

Tags and Keywords

Related Entries and Links

No Related Resource entered.